terça-feira, 16 de julho de 2013

Edward Snowden e a espionagem norte americana

Edward Snowden



No início do mês de junho, foi revelada pelos jornais Washington Post e The Guardian, a história de Edward Snowden; revelação que nos impele a pensar no papel que os EUA desempenham na atualidade e quais as armas que o alto escalão norte americano faz uso para controlar a vida das pessoas ao redor do mundo.

Mas, quem é ele?

Snowden é um ex assistente técnico da CIA, que atualmente trabalhava para a Agência Nacional de Segurança [NSA, na sigla em inglês] e vivia confortavelmente, com sua namorada e um salário de US$ 200 mil por ano, no Havaí. Mas o conforto de sua vida material, não era o mesmo em sua consciência. Ele deixou o escritório para fazer uma viagem para Hong Kong, com o argumento de tratar da saúde, já que sofre de epilepsia. O que ninguém esperava é que ele havia copiado uma série de documentos.

O especialista em tecnologia revelou aos jornais todo o sistema de espionagem arquitetado pelo governo norte americano. A NSA construiu uma estrutura que permite explorar quase tudo. Pessoas que não tinham nenhum vínculo com terroristas tinham suas vidas monitoradas.
Impossibilitado de voltar aos EUA temendo a reação das autoridades, Snowden está na área de trânsito do aeroporto de Moscou desde 23 de junho.

Hoje, dia 16/07, foi divulgado por seu advogado, o pedido formal de asilo feito à Rússia. Putin, presidente da Rússia, ainda não declarou se o asilo à Snowden será de fato concedido, mas suas declarações o mostram como favorável.

O professor sueco Stefan Svallfor, indicou Snowden ao Prêmio Nobel da Paz, por sua "defesa dos direitos da pessoa humana". A vitória dele seria uma grande contradição, frente a decisão de 2009, que concedeu o prêmio a Barack Obama, agora, o carrasco de Snowden.




---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário